vídeo Teaser
Assine agora e assista ao vídeo completo Assine agora
2002

Entrevista com Mara Gabrilli, Senadora Federal

#programas
Mara Cristina Gabrilli é uma psicóloga, publicitária e política brasileira, filiada ao PSDB. Atualmente, é deputada federal por São Paulo à Câmara dos Deputados do Brasil. Em 2018, elegeu-se senadora por São Paulo, com 6 milhões de votos.
 
Tem o Instituto Mara Gabrilli que é uma organização sem fins lucrativos nascida com a missão de colaborar para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência.
 
Fundado em 1997, alguns anos após o acidente de carro que deixou a publicitária e psicóloga Mara Gabrilli tetraplégica, o IMG despontou inicialmente com dois focos: fomento às pesquisas para a cura de paralisias e apoio ao paradesporto.
 
Ao longo do tempo, no entanto, a organização cresceu e expandiu seu escopo à área de assistência social, operando em projetos voltados para comunidades carentes onde residem pessoas com deficiência.
Nestes 20 anos de trabalho, o Instituto Mara Gabrilli vem consolidando-se como uma organização de marca própria, referência em inclusão, acessibilidade e promoção da cidadania de pessoas com deficiência.
data da publicação 23/01/2019 10h:00
Mara Gabrilli
Mara Gabrilli (Entrevistada)
Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da capital paulista, vereadora na Câmara Municipal de SP e Deputada Federal pelo PSDB de São Paulo. Nas eleições de 2018, com 6513.282 votos, foi eleita para representar São Paulo no Senado Federal (mandato 2019-2026).   
 
Em 20 de agosto de 1994, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição para a vida: a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo. Empreendedora social, em 1997, fundou a ONG Projeto Próximo Passo com o objetivo de promover a acessibilidade e o desenho universal, pesquisas para cura de paralisias e projetos de inclusão social para atletas com deficiência. Em 2007, a ONG se expandiu e transformou-se no Instituto Mara Gabrilli, que tem a PPP (Parcerias Público Privada) como um de seus braços e que fomenta pesquisas científicas para cura de paralisias, no apoio a atletas do esporte paralímpico e na orientação para desenvolvimento social de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Em outubro de 2008, o IMG trouxe uma cientista indiana para trocar experiência com a pesquisadora da USP Lygia Pereira, o que resultou na primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias, a BR-1. 
Carolina Ignarra
Carolina Ignarra (Entrevistadora)
Formada em Educação Física e com pós- graduada em dinâmicas dos grupos, Carolina aos 22 anos ficou paraplégica devido a um acidente de moto.
 
Sócia fundadora da Talento Incluir, desde 2004 aplica treinamentos de conscientização sobre inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência e desenvolve programas de inclusão nas organizações.
 
É palestrante da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e da Gestão & RH, e autora dos livros “INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência” e “Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes”, com outras amigas cadeirantes.
Uma TV criada para o mundo corporativo!
R$ 14,99/mês
Acesso a todos os vídeos do site.

Entrevistas, palestras, eventos,
e programas exclusivos.
Assine agora e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
Assine Agora
Tenha acesso ao conteúdo mais completo do mercado.
Conheça e aprenda com os profissionais mais conceituados do Brasil.