vídeo Teaser
Assine agora e assista ao vídeo completo Assine agora
2700

Entrevista com Tania Gurgel, rainha do eSocial

#programas
O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
 
A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.
 
A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.
 
A obrigatoriedade de utilização desse sistema para os empregadores dependerá de Resolução do Comitê Gestor do eSocial, conforme decreto 8373/2014, que definirá o cronograma de implantação e transmissão das informações por esse canal.
 
O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.
data da publicação 08/10/2018 10h:00
Tania Gurgel
Tania Gurgel (Entrevistado)
Professora de Pós Graduação, Analista de Sistema, Contadora e  Advogada Tributarista.
 
Sócia da TAF Consultoria Empresarial, experiência de 36 anos em empresas nacionais e internacionais, dos quais, 30 anos em Controladoria, TI, Inteligência Fiscal e Tributária;
 
Vasta experiência no desenvolvimento de novos negócios, análise do impacto dos Tributos na empresa e nos produtos e cruzamento de informações fiscais digitais.
 
Coordena a Comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP em 2013 a 2018;
 
Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), da Associação Paulista de Estudos Tributário (APET).
 
Presidente da Comissão de Direito Tributário da 102ª Subsecção da OAB de São Paulo de 2004 até 31/12/2009;
Autora de diversos artigos em revistas e jornais sobre gestão empresarial, liderança e temas ligados às áreas tributárias, previdenciárias, contábeis e sobre o SPED e seus módulos.
 
Autora do Livro eSocial, voce e sua empresa estão preparados?
Julio Franco
Julio Franco (Entrevistador)
Mais de 23 anos de carreira como Narrador, Locutor, Apresentador e Mestre de Cerimônias, com mais de 1.500 documentários narrados para os Canais NatGeo- National Geographic Channel, Discovery Networks e History Channel.
Apresento Eventos e Videos Corporativos para empresas como: SAINT GOBAIN, TRACBEL, NESTLÉ, VOLVO, NEW HOLLAND, IBM, BM&F BOVESPA, BTS/FISPAL, WB, RHODIA, BOEHRINGER e FOX. 
 
Apresenta também Eventos em Associações, Sindicatos, Câmaras e Governo como: SNA, ABTA, FIESP, FEBRAFARMA/SINDUSFARMA, AMCHAM, FEBRABAN, BRASIL/CHINA, PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, Assembéia Legislativa do Estado de São Paulo, Secretária da Cultura do Estado de São Paulo e Presidência da República (Governo - Luiz Inácio Lula da Silva).
 
De 2009 a 2010 apresentei os programas "Memórias do Automobilismo" e "Race Kart" na RACE TV, canal dedicado ao Automobilismo.
 
Uma TV criada para o mundo corporativo!
R$ 14,99/mês
Acesso a todos os vídeos do site.

Entrevistas, palestras, eventos,
e programas exclusivos.
Assine agora e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
Assine Agora
Tenha acesso ao conteúdo mais completo do mercado.
Conheça e aprenda com os profissionais mais conceituados do Brasil.