vídeo Aberto
Assine agora e tenha acesso a todo conteúdo privado da TV Corporativa Assine agora
5864

Entrevista com Alexandre Barros, Fundador Alex Barros Racing

#programas
Depois de dedicar mais de 20 anos à MotoGP, Alexandre Barros criou em 2012 sua própria equipe de motovelocidade, a Alex Barros Racing, com o objetivo de atuar com a base do motociclismo nacional. Em apenas quatro anos de trabalho no Brasileiro de Motovelocidade, o time apresenta números que são fruto de muito trabalho e dedicação.
 
A equipe tem um excelente padrão de apresentação, organização técnica, disciplina e treinamento. Alexandre Barros faz questão de dividir com seus pilotos e mecânicos sua experiência de mais de 20 anos em mundiais. Entre tantos diferenciais da equipe, um dos principais está no fato de que o próprio Alex se envolve em cada detalhe e vai às pistas ensinar aos pupilos o melhor caminho, as melhores técnicas e estratégias de corrida.
 
Em 2014 o time deu um importante passo. Alexandre Barros deu início a um antigo sonho de trabalhar com foco na base do motociclismo brasileiro, atuando com jovens pilotos na categoria de 250cc. E foi aí que nasceu o único projeto de formação de pilotos no Brasil, em parceria com a Estrella Galicia 0,0 e Honda, que trabalha no desenvolvimento de jovens talentos nacionais, auxiliando em vários aspectos da carreira desses pilotos. O programa possibilita a realização de um intercâmbio com uma equipe profissional de motovelocidade da Espanha, principal escola de motociclismo no mundo.
 
Em 2016 o time iniciou um novo desafio. E passou a fazer parte do Super Bike Brasil, uma categoria forte e com alto nível de pilotos e disputas acirradas em todas as categorias.
 
data da publicação 17/12/2019 10h00
Alexandre Barros
Alexandre Barros (Entrevistado)
Filho de um ciclista, começou sua carreira aos oito anos de idade sendo campeão de mini bikes. Foi campeão brasileiro de 50cc e em 1985 de 250cc. Em 1986 iniciou a sua carreira internacional competindo pelo Campeonato Mundial de Motovelocidade na categoria 80cc.
 
Em 1990 estreia na categoria máxima, a 500cc, na equipe Cagiva e tendo Randy Mamola, Ron Haslam e Eddie Lawson como companheiros de equipe. Com 19 anos, torna-se o mais jovem piloto nesta categoria.
 
Passa em 1993 a equipe oficial Lucky Strike Suzuki, com Kevin Schwantz como companheiro. Neste ano tanto Schwantz sagraria-se campeão como Alexandre obteria sua primeira vitória no mundial, no Circuito Permanente del Jarama, igualando o feito de outro brasileiro, Adu Celso.
 
Após sair da Suzuki em 1994, correu os oito anos seguintes com Honda em equipes privadas, alcançando o 4º. lugar nos campeonatos de 1996, 2000, 2001 e 2002.
 
Em 2003 correu pela equipe oficial de fábrica Yamaha Gauloises, pela primeira vez como número um da equipe. No ano seguinte, é contratado pela equipe oficial da Honda HRC, então campeã, em substituição a Valentino Rossi, contratado justamente pela Yamaha. Em ambas Alexandre teve atuação discreta, e na Honda, mesmo com o 4º lugar na classificação geral, foi dispensado no fim da temporada.
 
Em 2005 com Honda de equipe privada, obtém sua última vitória, no Grande Prêmio de Portugal, no Autódromo do Estoril. No campeonato chegaria em 8º.
 
Por falta de patrocínio, em 2006 Alexandre disputou o mundial de Superbike pela equipe privada Klaffi Honda, obtendo o 6º lugar na classificação geral, com seis pódios e uma vitória, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola.
 
Em 2007 retorna a MotoGP para sua última temporada, por uma equipe satélite da Ducati, a Pramac d'Antin, obtendo um pódio, o 3º. lugar no Grande Prêmio da Itália em Mugello. Sua última corrida foi em Valencia em que terminou em 7º lugar.
 
Conrado Melhado
Conrado Melhado (Âncora)

Conrado Melhado é o apresentador do programa Conta pra Gente - Talk Show com empresários, artistas, esportistas e pessoas ilustres. De forma inteligente aborda a história de inspiração de cada um deles e marca que querem deixar. Veiculado no canal Alpha Channel e no YouTube.

Uma TV criada para o mundo corporativo!
R$ 14,99/mês
Acesso a todos os vídeos do site.

Entrevistas, palestras, eventos,
e programas exclusivos.
Assine agora e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
Assine Agora
Tenha acesso ao conteúdo mais completo do mercado.
Conheça e aprenda com os profissionais mais conceituados do Brasil.